Livros sobre investimentos: 9 dicas imperdíveis + pdf grátis!

Aprender como investir dinheiro é um problema prático, não um problema teórico. Por isso, os grandes autores de livros sobre investimentos são sempre bons investidores narrando suas experiências com investimentos.

Uma pequena ressalva é que, na maioria das vezes, esses autores são americanos que investem no mercado de ações.

Assim, baseiam-se em técnicas de como investir em ações simplesmente porque em países como os Estados Unidos, a renda fixa e os títulos públicos não pagam quase nada – ao contrário do Brasil, onde o Tesouro Direto é um dos caminhos mais rápidos para quem quer ficar rico.

Por que? Porque praticamos os maiores juros do mundo, o que eleva demais o custo de oportunidade e o desafio de quem investe no mercado de ações. Enfim, no Brasil, o desafio de investir é um desafio único, em que a renda fixa vive “assombrando” a renda variável.

Com conteúdo completo sobre o mercado de valores mobiliários, esse livro de investimentos da CVM aborda diversos assuntos essenciais ao conhecimento do leitor.

Quais as habilidades necessárias a um investidor?


Mentalidade

Capacitação

Saber técnico

Quem procura livros de investimentos está interessado em se tornar um investidor mais eficiente, capaz de escolher os melhores investimentos a cada momento e de acordo com seu perfil e objetivos financeiros.

Porém, o caminho para iniciantes percorrerem não é curto ou milagroso. Depende de vários degraus que não podem ser saltados, sob pena de colocar tudo a perder no futuro.

O grande investidor tem uma mentalidade própria para investimentos, o conhecimento geral (capacitação) que será a base sobre a qual se erguerá o edifício e, por fim, o conhecimento técnico sobre investimentos.

Esses 3 pontos são interdependentes, pois aquele que tem um saber técnico (sabe avaliar empresas e ações), mas não é prudente ou paciente, pode perder tudo em uma má sorte. Aquele que não tem conhecimento geral, pode se basear em premissas econômicas equivocadas. Já aquele que não tem conhecimento técnico, tem suas mãos atadas.

Os livros sobre investimentos financeiros que indicamos transmitem décadas de experiência de investidores que foram e são referência naquilo que ensinam. Nas barras laterais desse artigo, dividimos nossas indicações por meio (digitais ou impressos) e por assunto (mentalidade, saber técnico e capacitação geral).

 

O que é essencial à mentalidade?

Experiência: Os livros sobre investimentos sobre mentalidade do grande investidor (como “O Investidor Inteligente”, “Pai Rico, Pai Pobre”, “Segredos da Mente Milionária”) ajudam na transmissão de princípios fundamentais. Mas lembre-se: a experiência que mais ensina é a própria.

Paciência: Se você plantou uma árvore, aguarde que dê os frutos.

Perseverança: Não se iluda, você fará investimentos errados e terá prejuízos. Aproveite a oportunidade para aprender mais sobre aquele investimento e sobre si mesmo, em que ponto errou e como evitar repetir o erro.

Diversificação: “Se eu tivesse investido todo meu dinheiro naquela small-cap que subiu 200% em um ano estaria rico!”. Sim, mas se ela quebrasse, você estaria falido. Coloque de uma vez por todas na cabeça, não há atalhos para a riqueza, enquanto você procurar acertar a mega-sena dos investimentos, só se afastará do verdadeiro caminho.

Prudência: Não se arrisque além do necessário. Além disso, tenha o custo de oportunidade sempre em mente.

Renda passiva: Coloque o dinheiro para trabalhar para você, por meio dos frutos de seu patrimônio. Mas não o gaste todo, continue poupando.

Acumulação de patrimônio: Foque mais no patrimônio que você forma, não na renda que você recebe. Claro que receber renda é importante, mas o que se quer dizer nesse artigo é que você não deve consumi-la, mas poupá-la o tanto quanto possível, de acordo com seu planejamento financeiro.

Objetivos claros: Tenha objetivos financeiros e um planejamento financeiro bem definido. Lembre-se de ter metas alcançáveis, para não desanimar, mas metas crescentes e ambiciosas (no bom sentido) com o passar do tempo.

O que é essencial ao saber técnico?

Planejamento financeiro: Aprenda a poupar, aprenda a investir com regularidade, comece por fundos de investimento, mas logo aprenda a investir diretamente em títulos públicos, ações, fundos imobiliários e dólar.
Valuation: Aprenda a estimar o valor de empresas pelos diversos métodos. Lembre-se de como comprar ações é comprar uma parte das empresas. Os livros sobre investimentos em ações devem abordar como avaliar as empresas.
Filosofias: Você deve saber a diferença entre investidores fundamentalistas, traders, investidores agressivos e conservadores, especuladores.
Diversificação: Você deve aprender a importância da alocação de ativos em um portfólio. Preferencialmente, invista em todos os mercados R I C A: renda fixa e Tesouro Direto, Imóveis e fundos imobiliários, Câmbio e Ouro, Ações.
Mercado: Aprenda como funciona o mercado de ações, mercado futuro e de renda fixa no Brasil. Esse livro sobre investimento em valores mobiliários (livro pdf grátis, da CVM) ensina tudo sobre o mercado brasileiro.

O que é essencial à capacitação?

Economia: Aprenda micro e macroeconomia. Entender ao menos o básico de economia é entender o motor de um veículo. As variáveis macroeconômicas influenciam diretamente o valor das empresas e a rentabilidade futura esperada em quase todas as classes de ativos financeiros. Domine-as e seja um grande investidor.
Matemática financeira: Sem conhecer matemática financeira, você não saberá realizar os cálculos básicos e, portanto, não saberá estimar o valor justo de ativos ou saber quanto retorno tem obtido, se fez o melhor investimento, ou o pior. Comece fazendo nosso curso grátis de Excel para investidores.
Inteligência: Faça exercícios para o cérebro, pratique técnicas de estudo e memorização, mesmo que não esteja se preparando para uma prova ou concurso. Lembre-se, seu cérebro é seu maior ativo!
História: A economia é cíclica e mais: seus princípios permanecem por décadas, séculos. Quando você conhece a história, sabe quando ela está se repetindo e qual o provável caminho a ser seguido.

Livros sobre investimentos indicados

Livros Técnicos (intermediários e avançados)

damodaranQualquer Livro do Aswath Damodaran.

Esse indiano é o guru do valuation. Já li seu livro “Valuation: Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações”, em que ensina métodos como o fluxo de caixa descontado e outros. Seu site na internet é >> esse <<. Muito indicado também é seu livro sobre mentalidade investidora, o “Filosofias de Investimento”.

finanças corporativasFinanças Corporativas e Valor, de Alexandre Assaf Neto.

Outro livro que li logo que comecei a investir na Bolsa de Valores. Ensina a analisar a saúde financeira de uma empresa. O Alexandre também escreveu “Estrutura e Análise de Balanços”, “Investimento em Ações”, “Mercado Financeiro” e vários outros.

economiaIntrodução à Economia, Viceconti & Neves.

Um investidor que não entende de macroeconomia é um técnico de informática que não entende eletrônica: troca as peças conforme um manual mas, no fundo, não sabe o que faz. Todos nossos cursos sobre investimentos do Carteira Rica são baseados em cenários econômicos.

Mentalidade Investidora (livros sobre investimento para iniciantes)

o investidor inteligenteO Investidor Inteligente, de Benjamin Graham.

Com 50 anos de Mercado, Graham passou por altas e baixas da Bolsa Americana e tem experiência de sobra. Ele ensina a diversificar, investir defensivamente em ações e metade em títulos públicos, garantindo tranquilidade. Por sua sabedoria, é um guia imprescindível.

pai rico pai pobrePai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki.

Típico livro sobre mentalidade para a riqueza. Best-seller americano, ensina que devemos ser persistentes, poupar, ter objetivos elevados e colocar o dinheiro para trabalhar para nós.

o poder do hábitoO Poder do Hábito, Charles Duhigg

Revelador, o material ensina como a maior parte de nossas decisões não são racionais, e sim, automáticas! Controle seus hábitos e prospere, não o faça e fracasse. O livro serviu de base ao curso do Prof. Elisson, veja na sessão de Cursos Digitais.

os segredos da mente milionáriaOs Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker

Nesse livro sobre investimentos para iniciantes, o autor disseca o modo de pensar e de agir dos milionários e lista para que você possa reproduzir (não lemos).

Em Inglês

asset allocatorThe Intelligent Asset Allocator, de William Bernstein.

Ensina o conceito de alocação de ativos e como ela é capaz de gerar uma carteira defensiva e, ao mesmo tempo, com rentabilidade consistente ao longo do tempo e sob cenários econômicos favoráveis, ou não.

retirement challengeThe Retirement Challenge, de Frank Armstrong.

Tirando os conselhos legais, aplicáveis somente aos EUA, a parte que ensina a planejar o futuro é interessante. Ensina diversificação de portfólio e como ela deve mudar conforme sua fase de vida, o poder dos juros compostos, como estimar quanto você precisará quando se aposentar.