bitcoin moeda

Bitcoin, seu bilhete de passagem. Para o Céu ou Inferno? + Infográfico

Veja nosso Infográfico termômetro da Bitcoin e conheça a lista de fatores que fazem o preço da Bitcoin disparar e você ganhar com isso! Ou cair e você perder!

bitcoin infografico termometro

Bitcoin virou modinha. Os grandes portais de finanças como o infom8ney resolveram adotar o filhotinho de avestruz, vendo que gera, pelo menos, visitas ao portal, e todo jornalistazinho econômico já está redigindo notícias da nova sensação.

Tudo bem, estou exagerando um pouco, pois a moda do avestruz (se você tem menos de 30 anos, provavelmente não se lembra dessa) tinha fraude no meio. Pelo menos, o Bitcoin NÃO é fraude.

Então eu vou tirar o exagero e te dizer exatamente o que o Bitcoin é e o que o Bitcoin não é. Vou listar vários motivos para você investir em Bitcoin e outros para você não comprar.

No final, você toma suas decisões consciente. Não é isso que importa?

Gosta de minerar? Então compra ações da Vale. (Eduardinho, sobre Bitcoin mining).

Bitcoin e seu retorno fantástico!

Um camarada me enviou um email dizendo que estava interessado em meu curso de Tesouro Direto. Ele disse que estava na pindaíba, ganhava um salário mínimo e queria saber se com o meu curso ele sairia daquela situação.

Obviamente eu mandei um email para ele, muito gentil, mas dizendo a verdade: não. Por mais eficazes que sejam as técnicas que eu ensino, o retorno, no caso de investimentos financeiros, sempre guardará uma relação de proporção com o capital investido. Enfim, 24% de 10 mil reais é uma coisa, mas 24% de 500 reais, o que são? 120 reais. Você acha que uma pessoa que ganha salário mínimo terá a paciência que um investimento financeiro exige? Imagine ele atualizar as planilhas do material, estudar indicadores econômicos, para, no final de um ano, elevar a rentabilidade de 60 reais para 120. Nem eu, nem ele poderímos achar isso razoável.

Na hora em que eu escrevia o email, pensei, mas infelizmente não veio nada à cabeça sobre: que dica eu posso dar que ajudará esse rapaz de verdade? (ainda estou pensando nele, então aguarde o meu próximo artigo, pois já adianto que será um artigo em que vou pedir a opinião de você, leitor, sobre uma idéia útil para tirá-lo da pindaíba, para que eu possa escrever no email e enviar para ele, o que você acha?).

Voltando ao assunto, enquanto eu imaginava algo que pudesse trazer um retorno extraordinário, eu vi exatamente porque coisas como marketing multinível, Mega Sena, Binário não sei o quê, forex, etc. fazem tanto sucesso. Porque uma pessoa sem poupança precisa de um investimento:

  1. Cujo retorno não guarde relação de proporção com o capital investido, ou
  2. Cuja variação do preço possa ser fantástica (mística, extramundana).

Não é chacota. Estou falando sério.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma  moeda criada por cidadãos, não pelo governo.

O fato de ela ser virtual, armazenada em computadores, no fundo, não importa nem um pouco, não depõe contra a Bitcoin. Desde Bretton Woods que as moedas não tem mais lastro em ouro. Enfim, hoje a sua nota de cem reais vale 1 grama em papel, por exemplo. Portanto, vale menos do que uma moeda de 5 centavos, que é de metal!

O que faz uma moeda ter valor é apenas e tão somente a lei da oferta e da procura.

Pelo que me recordo da Bitcoin (faz mais de ano que li a respeito), ela tem novas "emissões" de moeda, ou seja, nova moeda é gerada, mas de maneira controlada e lenta (isso significa minerar Bitcoin). Não interessa os detalhes de como minerar Bitcoin nesse momento, o importante é que a Oferta de Bitcoin não está sujeita a grande variação, a menos que haja um salto tecnológico improvável.

Com a Oferta controlada, fica fácil estimar a curva de valor da Bitcoin (ou da Litecoin, sua filhote)? Infelizmente, não.

Razões para você comprar Bitcoin

É simples: Lei da Oferta e Procura.

A Bitcoin é uma moeda cuja emissão não é controlada por um governo, assim, não há choro nem vela, não há política monetária, nem impressão de moeda para pagar dívida. A oferta de Bitcoin é limitada. Como o interesse por ela está crescendo, o que ocorre com o preço? Infla.

  • Novos estabelecimentos (além dos traficantes) começam a aceitá-la como forma de pagamento

  • Mais ONGs aceitando-a como forma de doação

  • As pessoas acreditam cada vez mais que a Bitcoin é um tipo de investimento (insufladas pela mídia)

  • Turbulências econômicas fazem a credibilidade de moedas e governos oficiais caírem

Enfim, para ser sincero, a tendência é de subir mesmo. Até porque a Bitcoin ainda é pouco conhecida e, tornando-se mais conhecida, deve tornar-se mais procurada.

Se você gosta de fazer uma fezinha e ver no que dá (eu não estou sendo irônico, estou sendo sincero!), vale a pena comprar um Litecoin e ver no que dá. Mas, por favor, não coloque um percentual relevante de sua poupança nisso. Lide com isso como se fosse uma compra de bilhete da Mega.

Razões para você não investir em Bitcoin

É possível, hoje, eu te dizer se o Dólar está barato frente ao Real, ou se está caro. Eu sei responder a essa pergunta e vou te ensinar no futuro, caso você continue seguindo nosso blog.

Isso porque o Real tem curso forçado no Brasil e, portanto, quem quiser importar ou exportar (e outras remessas) é obrigado a fechar contratos de câmbio. Assim, a dinâmica econômica irá permitir ao especulador em moeda apostar em um movimento na cotação do Dólar, na cotação do Euro, etc.

Porém, com a Bitcoin, tudo é mais complexo. Ninguém é obrigado a comprar Bitcoin.

Além disso, falar "investir em Bitcoin" é errado. Pode-se falar "comprar Bitcoin", "especular com Bitcoin", não investir. Ninguém investe em Dólar ou em Real. Moeda é diferente de investimento. Com moeda você pode especular, fazer transações ou reservas. Não investir.

A Bitcoin cai:

  • Se os Governos intervierem para tentar boicotá-la (aplicando sanções a estabelecimentos que a aceitem)

  • Com notícias, boatos, fofocas

  • Se a Procura cair por quaisquer outros motivos

  • Se a Procura se estabilizar (pois muita gente compra como “investimento”, se ela pára de subir, essas pessoas venderão)

  • Se as condições econômicas incertas se tornam mais seguras

Enfim, mostrei os dois lados e espero que agora você esteja mais bem informado sobre a Bitcoin.

E você, já fez a sua fezinha? Deixe abaixo seu comentário.

 

Gostou do artigo? Compartilhe no Facebook, Twitter ou Google + e assine nossa newsletter.

author-photo

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.

2 Comentários

  1. Caro Eduardo, primeiramente quero lhe agradecer por compartilhar um material tão rico conosco. Adquiri seu curso sobre Tesouro Direto e estou entusiasmado com as perspectivas de investimento x retorno.
    Quanto ao amigo que está na pindaíba, deixo um breve depoimento.
    Já me vi em situação parecida, não tinha qualificação profissional, tampouco me dedicava aos estudos.
    Tenho cinco irmãos e nesta época a situação deles não era diferente, nenhum de nós tinha nível superior, nem mesmo um curso técnico.
    Mas, esse paradigma começou a ser quebrado, começamos a estudar (Graças a Deus). Nos esforçamos e hoje eu (sempre com o apoio de minha amada esposa) e outros dois irmãos trabalhamos no setor público.
    Com esse emprego aumentei meu salário umas cinco vezes, o que finalmente me dá condições de investir parte de minha renda.
    Dito isto, minha dica é: Estude! Prepare-se para algum concurso público, particularmente, considero a maneira mais meritocrática de conseguir um bom emprego.
    Na maioria dos cargos basta tirar uma boa nota na prova. Porém, “diversifique” seus estudos, faça um curso técnico ou universitário de seu interesse (alguns estágios pagam bem mais que um salário mínimo) sem dúvida investir em educação transformará a sua vida.

  2. Caro Eduardo, primeiramente quero lhe agradecer por compartilhar um material tão rico conosco. Adquirí seu curso sobre Tesouro Direto e estou entusiasmado com as perspectivas de investimento x retorno.
    Quanto ao amigo que está na pindaíba, deixo um breve depoimento.
    Já me vi em situação parecida, não tinha qualificação profissional tampouco me dedicava aos estudos. Tenho cinco irmãos e nesta época a situação deles não era diferente, nehum de nós tinha nível superior nem mesmo um curso técnico, mas, este paradigma começou a ser quebrado, começamos a estudar ” Graças a Deus”. Nos esforçamos e hoje eu (sempre com o apoio de minha amada esposa) e outros dois irmãos trabalhamos no setor público.
    Com esse emprego aumentei meu salário umas cinco vezes o que finalmente me dá condições de investir parte de minha renda. Dito isto, minha dica é: Estude! Preparesse para algum concurso público, partilarmente, considero a maneira mais meritocrática de consguir um bom emprego, na maioria dos cargos basta tirar uma boa nota na prova, porém, fazendo analogia ao excelente livro Alocação de Ativos do Henrique Carvalho, diversifique seus estudos, faça um curso técnico ou universitário de seu interesse, alguns estágios pagam bem mais que um salário mínimo, sem dúvida investir em educação transformará a sua vida.