feliz 2017

Como fazer de 2017 o Melhor Ano de sua Vida.

Quatro dicas simples, mas que vão direto ao ponto. O que você precisa saber para fazer de 2017 o ano da virada em sua vida está aqui.

1. Tenha Foco

Nossa energia e nosso tempo são finitos. Mais que isso, eles são verdadeiramente escassos.

Por isso, é fundamental que você tome a atitude de, no próximo ano, concentrar-se nas tarefas que objetivamente lhe trarão benefícios, que lhe aproximarão de seus objetivos.

Pare de perder tempo precioso em mídias sociais, pare de ligar a televisão ou acessar portais de notícias em busca do noticiário político, aguardando a nova operação da Polícia Federal. Pare de desperdiçar seu tempo comentando notícias assim, crendo que sua opinião será capaz de mudar a opinião de qualquer outra. A verdade é que não vai.

O outro litor, ao ler seu comentário (se chegar a tanto), já tem sua própria opinião, que poderá ser igual à sua, ou diferente. Mas, de qualquer forma, ele não mudará sua opinião pelo que você disser.

O pior de tudo, é que o tempo e a energia dispendidos nessas tarefas é poderiam ser alocados em alguma tarefa útil, que lhe aproximasse de seus objetivos.

Mas quais objetivos?

2. Escreva suas metas

Escreva metas específicas e as coloque em um local sempre visível. Por diversos motivos:

Em primeiro lugar, o que está escrito é lembrado, o que está somente em sua mente, é facilmente esquecido.

Em segundo lugar, o ato de escrever aumenta seu compromisso com a sua Meta. Agora que está documentada, você se vincula a ela, é como um contrato consigo mesmo.

Terceiro ponto, ao deixar sempre visível, por exemplo, em um post-it afixado no espelho de seu banheiro, aquilo se torna um desafio para você. A presença daquela tarefa não cumprida o incomodará até que você tome uma atitude. Não executar aquilo será motivo para uma vergonha que só você saberá.

Quarto, metas precisam ser específicas. Metas genéricas são impossíveis de serem cumpridas. Se você escrever “ler mais” ou “emagrecer”, isso é tão geral que é impossível saber se você está, ou não, obtendo sucesso. Escreva metas específicas, “ler 1 livro por mês”, “emagrecer 1 quilo por mês”, e você saberá exatamente o que fazer, quando fazer e se está cumprindo o que se determinou.

Tenho um caso curioso sobre escrever em locais visíveis.

bandeirinhas

Quando era jovem, para prestar vestibular e concursos, eu criava bandeirinhas de festa junina com os assuntos que me eram mais difíceis de aprender e os que eu achava mais importantes. Eu estendia essas bandeirinhas (com barbante mesmo), fazendo um vai-e-vem em meu quarto.

Acredito que essa atitude, aparentemente boba, foi responsável em grande parte pelos sucessos que obtive.

Acordar e ser obrigado a enfrentar aqueles assuntos, naquele relativamente curto período de 2 ou 3 meses me fazia evoluir e me comprometer de uma maneira extraordinária com as matérias.

3. Aja

O planejamento e o foco são importantes, mas agir é, talvez, o passo mais difícil.

Para agirmos, teremos que abandonar velhos hábitos inadequados e adotar novos hábitos, mais condizentes com os objetivos que nós mesmos estipulamos.

E por que abandonar hábitos é tão difícil?

Porque os hábitos nos colocam justamente em uma condição de “inércia” mental. Criamos os hábitos para que não precisemos de pensar, a todo momento, o que fazer. Os hábitos são, então, a opção padrão de nosso cérebro, uma espécie de piloto automático para que não se sobrecarregue raciocinando tarefas elementares para as quais já desenvolveu uma solução no passado.

Para abandonar um hábito, você precisa de, em primeiro lugar, mostrar ao seu cérebro que ele deve repensar aquela solução.

Em segundo lugar, e isso é algo da mesma forma difícil, provavelmente você terá que realizar um sacrifício presente em prol de um benefício futuro. E, não se iluda, isso é extremamente difícil.

O sacrifício presente é muito concreto em nosso cérebro, ao passo que a recompensa postergada, adiada, é muito abstrata. Por isso as pessoas não param de fumar, pois o sacrifício é hoje e o benefício de uma boa saúde está em algum lugar muito distante no futuro.

Nosso cérebro “não gosta” de trocas assim.

Então, para vencer a inércia da solução pronta e a tentação do benefício presente, você precisará de uma fórmula de dois elementos: Persistência e Brio.

Persistência é a sua capacidade de não desistir diante das dificuldades que aparecerão.

Brio é a chama que se acende em seu interior e que não o permitirá descansar enquanto não atingir seu objetivo.

Nesse vídeo, o professor Clóvis de Barros descreve com perfeição o sentimento de Brio. É tomar um desafio como uma ofensa enquanto você não for capaz de superá-lo:

https://www.youtube.com/watch?v=9Z6TSuJQ2oE

4. Inove

Somos educados para acreditar que Inovar seja algo muito difícil, que somente seres especiais seriam capazes de inovar.

Bom, em um sistema educacional desses, realmente inovar acaba se tornando uma tarefa muito difícil. Não por que não sejamos capazes de inovar, mas porque nós mesmos passamos a acreditar nessa dificuldade de inovar.

Então, embora não seja tarefa fácil, dada essa auto-limitação que criamos, inovar é algo extremamente simples.

Pense por um instante: você é um ser singular. Não existe nenhum outro ser igual a você em todo o planeta, em toda a história.

Se você for capaz de expressar a sua singularidade, seja no seu trabalho, seja em seu círculo de amizades, seja em qualquer esfera da vida, você se destacará. As pessoas irão procurá-lo porque saberão que você tem algo de autêntico a lhes oferecer. Isso não tem preço.

Ninguém, talvez somente no “chão de fábrica” de alguma empresa obsoleta e fadada ao fracasso, quer pessoas que sejam meros robôs.

Muito mais do que você imagina, as pessoas querem ouvir sua opinião, querem saber o que você pensa. Dê-lhes isso e você ganhará muito mais terreno em sua atividade profissional em 2017.

 

Sei que são dicas simples, mas acredito que são exatamente aquilo que você precisa ouvir nesse momento.

Espero, receber o seu email, ao final de 2017, relatando o quanto sua vida se transformou nesse ano que se inicia, e o quanto você foi capaz de realizar os seus sonhos.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nossa lista de emails abaixo para caminharmos juntos, um ajudando o outro, ao longo de nossa jornada.

Mais sobre os assuntos: , ,

author-photo
Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.