Como investir na Bolsa de Valores: Baixe o Guia Completo!

Como investir na Bolsa de Valores: Baixe o Guia Completo!

como investir na bolsa de valoresPreparamos um guia completo para você aprender como investir na Bolsa de Valores. Você verá que comprar ações é muito simples e com pouco dinheiro dá para começar. Vamos ao nosso passo a passo?

Por que comprar Ações?

As Ações são títulos emitidos pelas empresas que representam a menor parcela de seu Capital Social.

Assim, o investidor será “dono” da companhia na proporção das ações que possui. Se você tem 0,1% de uma determinada companhia, pode ser uma pessoa muito rica, pois essa pequena fração pode te dar direito a receber mais de um milhão de reais por ano, dependendo da empresa.

Ao comprar ações, nós passamos a ter vários direitos:

  • Econômicos: Direitos a receber dividendos, juros sobre capital próprio, ações bonificadas, bônus de subscrição, etc.
  • Deliberativos: O acionista (em geral, ordinário) tem direito a voto nas Assembleias da companhia. Obviamente, os votos são ponderados pela participação de cada um.
investir na bolsa de valores
Como funciona a Bolsa
A mentalidade do investidor de sucesso
Como abrir conta na corretora
Passo a passo
Como usar o home-broker
O que fazer com os dividendos
Baixe o ebook grátis!

investir na bolsa de valores

Como investir na Bolsa de Valores de modo correto

Existem dois tipos de gráficos capazes de iludir as pessoas sobre o que se pode ganhar ao investir em Ações. Esse gráfico acima, embora apresente dados reais, é um deles. É o “Gráfico Sonho” do analista fundamentalista.

O outro gráfico seria apresentar um back-test de Análise Técnica em que os indicadores técnicos mostrassem vendas nos topos e compras nos fundos. Esse seria o “Gráfico Sonho” do analista técnico.

Quer ganhar dinheiro assim com seu investimento na Bovespa? Vá sonhando.

Mas é possível ganhar consistentemente dinheiro na Bolsa de Valores?

Sim, é possível.

Mas o gráfico acima representa uma situação limite, chamada de all-in em que o investidor aplica todo seu dinheiro em apenas uma ação. O risco dessa estratégia é extremamente alto e, para cada investidor vencedor são criados 100 perdedores. Essa estratégia só funciona para o acionista controlador.

Ele pode ser all-in, você não.

A mentalidade para investir na bolsa de Valores

Você, pequeno investidor, como eu, deve diversificar seus investimentos de maneira que o ganho em uma participação como essa acima sirva para compensar as perdas de outras ações que você comprou e que não foram tão bem sucedidas.

No somatório geral, o seu objetivo deve ser superar a atualização de seu capital pela Taxa Selic do período. Se você conseguir isso, já é um vencedor.

O seu objetivo, então, passa a ser superar com folga a Taxa Selic, o que é uma tarefa árdua, mas veremos a estratégia adequada para que isso possa ser feito.

Além disso, para você criar uma riqueza em 360º, não é suficiente aprender somente como investir na Bolsa de Valores. Você tem que aplicar também nos outros principais ativos financeiros, reduzindo ainda mais seus riscos e gerando rentabilidade em qualquer cenário econômico (veja o porquê nesse artigo):

Passo a passo para investir na bolsa de valores

Nada de gerente de banco, nada de sair de casa ou contato pessoal. Um toque no celular ou um clique no mouse e você pode comprar ações e vendê-las, pois hoje há como investir na Bolsa de Valores pela internet.

Dependendo da corretora que você usar, nem saldo em conta corrente precisa ter. Com o contrato de conta-margem, você pode fechar ordens de compra e enviar o dinheiro antes que ocorra a liquidação financeira da transação, ou seja, em D + 3 (no terceiro dia após a execução da ordem).

Lembre-se de como investir na Bolsa de Valores, assim como no Tesouro Direto, coloca você nas rédeas de seus investimentos, tornando-o o único responsável por sua rentabilidade. Por isso gostamos tanto desses investimentos.

Passo a Passo

1Entre no site de ao menos três corretoras e veja as taxas de corretagem (que você pagará por cada operação concretizada) e de custódia. Dê preferência à corretagem em valor fixo (a corretagem em percentual sai, geralmente, mais cara) e veja se alguma oferece taxa de custódia barata ou mesmo isenta:

Easynvest Socopa Ativa Mirae
Rico Um Investimentos Gradual Agora
Icap SLW Mycap Coinvalores
Xp Clear Spinelli
2Baixe a Ficha Cadastral, o Contrato e o formulário do Perfil de Investidor. A maioria dessas corretoras possuem esses documentos para você baixar facilmente no site. Em outras, você terá que pedir por email (de preferência às que facilitam as coisas!).
3Preencha tudo, assine e escaneie. Escaneie também sua identidade e comprovante de endereço. Atenção: algumas corretoras se satisfazem com o envio online dos documentos (menor burocracia). Outras exigem que você reconheça firma de suas assinaturas e envie por correio. Obviamente, dê preferência às primeiras.
4Aguarde a abertura da conta e o envio de sua senha de acesso ao site da Corretora e ao CEI Bovespa.
5Envie recursos de sua conta no banco para a corretora e comece a investir.
Se você ainda não tem, abra uma “conta digital”, um pacote que os bancos têm que oferecer, mas escondem dos clientes, pois não está sujeito a tarifas de TED e DOC. Com ela você pode enviar sem custo seu dinheiro para a corretora.

Como comprar ações no home-broker

Para investir na Bovespa, você precisará de usar o home-broker, que é um aplicativo disponibilizado por sua corretora para a comunicação das ordens de compra e venda entre você e ela.

Como funcionam as ordens?

      Escolha o papel (a Ação);
      Preencha os dados necessários
    • Quantidade: As ações as companhias são negociadas em lotes de 100 ou de 1000 ações. É possível investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro, em quantidades menores, comprando no “fracionário”, mas não é recomendado pela falta de liquidez e pelo alto spread. Para comprar quantidades inferiores ao lote, acrescente “F” ao final do código do papel. Em geral, as ações com cotação de algumas dezenas ou centenas de reais possuem lotes de 100 e as valor inferior a dez reais possuem lote de mil.
    • Preço: Veja as ofertas de venda. Se você colocar uma ordem do tipo “a mercado”, sua compra será pelo menor valor disponível naquele momento. Atenção: não é pelo último valor negociado
    • Validade: Escolha se a ordem valerá somente naquele dia ou com prazo maior.
    • Enviar Ordem: O envio da ordem não significa sua execução. Você deverá acompanhar para saber se ela chegou a ser executada e, em caso contrário, o motivo: se foi rejeitada (negociação suspensa, falta de saldo, etc.) ou se não foi executada (o preço se moveu, por exemplo).
      Executada a ordem, o ativo segue para sua custódia e a partir de D + 3, você poderá consultá-lo também no site do CEI Bovespa.
      Dividendos e outros direitos financeiros serão creditados em sua conta corrente na corretora. A maioria delas não cobra pelo resgate acima de determinado valor mínimo. Opcionalmente, você pode reinvestir seus dividendos, se naquele momento sua estratégia ao investir na Bovespa for de acumulação de patrimônio, e não, geração de renda.

O que fazer com os dividendos?

Muitos pequenos investidores reclamam que não têm como aplicar na Bolsa de Valores os dividendos que recebem, pois ainda são baixos e não permitem adquirir lotes completos de ações.

Não precisa ter dúvidas nesse caso: até os dividendos serem capazes de proporcionar um lote integral de Ações, invista-os no Tesouro Direto, que possui taxas proporcionais, não havendo perda por ser uma aplicação de baixo valor.

investir na bolsa de valores
Como funciona a Bolsa
A mentalidade do investidor de sucesso
Como abrir conta na corretora
Passo a passo
Como usar o home-broker
O que fazer com os dividendos
Baixe o ebook grátis!
Mais informações sobre a Bolsa de Valores.

Como funciona Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é o ambiente no qual negociamos vários ativos financeiros, dentre eles, as Ações. Na Bolsa de Valores, o investidor é capaz de comprar e vender (não necessariamente nessa ordem), diversos títulos e contratos, como:

  • Ações
  • Fundos Imobiliários
  • Opções
  • Índices futuros
  • Ouro, etc.

Por que existe a Bolsa de Valores?

Vale lembrar que todo esse ambiente não foi construído tendo em vista somente quem pensa em como investir na Bolsa de Valores, mas muito mais na solução de problemas práticos e operacionais das empresas. Afinal:

  • As Sociedades Anônimas (as famosas S.A.) emitem ações porque querem levantar recursos.
  • Os fundos imobiliários são criados para viabilizar a construção de empreendimentos, ou para melhorar o índice de liquidez (que é um indicador de saúde financeira) de quem aliena o imóvel.
  • Os futuros de Dólar e de DI são negociados por empresas para realizarem SWAP e se livrarem do risco da oscilação do câmbio ou das taxas de juros e poderem se concentrar em seus negócios.

O papel cumprido pela Bolsa de Valores é muito importante para dar eficiência a esse mercado. A Bolsa torna todo tipo de contrato que se quer comprar ou vender disponível a milhões de pessoas através de um simples clique do mouse.

Com base no princípio de que todas as informações relevantes são públicas e disponíveis a todos os interessados, conclui-se que o valor de determinado título reflete, portanto, o valor justo para aquele ativo, naquele momento.

Se não houvesse a Bolsa e a empresa tivesse que procurar por conta própria interessados para cada título que quisesse negociar, os preços praticados seriam muito acima ou muito abaixo do justo, dependendo da necessidade passada pela empresa e pelas informações que a interessado fosse capaz de levantar.


Você também pode se interessar por:
Como comprar ações.

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e um dos maiores especialistas em Tesouro Direto do país. Já ajudou milhares de pessoas a investir melhor e fará o mesmo por você. Saiba mais

Quase lá. 50% completo!

progresso

Receba o ebook agora e os vídeos quando estiverem prontos!

email

Nós odiamos spam e manteremos seu email seguro.

×

author-photo

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.