Escolha abaixo o curso de investimentos sobre o qual você deseja mais informações.

R
Renda fixa e Tesouro Direto
I
Imóveis e fundos imobiliários
C
Dólar, ouro e ativos em moeda estrangeira
A
Ações e seus derivativos
Termos e condições

Vemos por aí um mundo de informações sobre o mercado financeiro que somente ocupam espaço em nossa cabeça, sem efetivamente ajudar-nos a tomar boas decisões de investimentos.


O que são boas decisões? São aquelas que nos permitem aplicar nosso capital de maneira consciente, tanto das oportunidades, quanto dos riscos. Quem sabe tomá-las? Atualmente, pessoas que consideram seu conhecimento muito "superior" e que acreditam que reles brasileiros não seriam capazes de entendê-lo, ainda que tentassem pelo resto de suas vidas (nosso primeiro email de contato no blog foi de um especialista em finanças pessoais nos criticando, pois o que pregávamos era perigoso e poderia colocar em risco o patrimônio do brasileiro, acostumado com a poupança - o que ficou claro: ele acha que todos somos incapazes de ler, aprender, evoluir).


Ao contrário do que esse ruído constante e os especialistas em coisa nenhuma nos fazem pensar, o mercado financeiro não é completamente imprevisível, embora os eventos que possam influenciá-lo muitas vezes sejam. Acreditamos que há uma lógica econômica por trás do comportamento de cada ativo financeiro e acreditamos que quem a conheça tem sempre uma vantagem com relação aos que preferem deixar seus investimentos no "modo automático".


Acreditamos (e temos percebido na prática) que essa diferença de conhecimento seja capaz de elevar retornos anuais da faixa de 6% para a faixa de 20%, com baixo risco e com uma estratégia diversificada e capaz de lucrar mesmo em cenários adversos (sim, existem técnicas de baixo risco para lucrar mesmo nas crises, dependendo do seu módulo, você já poderá ter visto algumas).


Por que não deixar os investimentos em modo completamente automático? Acreditamos que o acompanhamento de uma carteira de investimentos NÃO pode tomar o seu tempo de maneira significativa, pois nosso tempo é nosso "ativo" mais valioso e devemos dedicá-los àquilo que nos dá prazer.


Por isso, buscamos ensinar estratégias para que você possa fazer planejamentos de médio prazo (ciclos entre 1 e 2 anos) e, durante esse período (a menos que ocorram eventos imprevisíveis), você deva dar apenas uma olhadinha bimestral em sua carteira. Nossa análise "semanal" do cenário tem se dado por causa da participação na área de debates, para auxiliar aqueles que agora estão iniciando seu caminho, pois, do contrário, nossa filosofia de investimento anterior ao nascimento do Carteira RICA era de acompanhamento nos moldes que aqui citamos (em média, bimestral).


Quem deixa seus investimentos em modo automático (6% aa) terá que trabalhar DÉCADAS a mais que uma pessoa que investe eficientemente (20% aa) para alcançar o mesmo patrimônio e a mesma condição de aposentadoria.


Nós, Eduardinho e Liz, ficaremos muito felizes se pudermos ajudar-te a antecipar essa tranquilidade financeira. Aproveite seu curso, dedique-se, você terá sua recompensa. Um forte abraço.