ideias para ganhar dinheiro boas

Os 7 tipos de ideias para ganhar dinheiro que funcionam

Ideias para ganhar dinheiro surgem em qualquer lugar

Eram umas 3 da manhã, terça-feira comum, quando a Van chegou ao Hotel.

O motorista abriu a porta de correr com barulho, não se preocupou com os turistas, uns dormindo, outros com cara de muito sono, que já estavam dentro do carro.

Procuramos um cantinho menos desconfortável para encarar as 3 horas de viagem até o Colca Canyon, ali mesmo no sul do Peru.

A Van ainda parou em mais dois pontos e completou o total de 15 passageiros.

Por volta das 7, parada para o café da manhã, pergunto ao “motô”: “A Van anda cheia assim todos os dias?” (em espanhol). Ele responde que sim.

Conta rápida de cabeça: cada um pagando 200 reais pelo passeio de um dia, 3 horas de ida e mais 3 de volta, nada mal. Uns R$ 3.000,00 por dia, rodando 30 dias no mês, R$ 90.000,00, quase o preço de uma Van nova.

contas

Claro que tenho que contar os custos, são muitos: diesel, dois motoristas, café da manhã e almoço e, principalmente, a comissão de quem vende o pacote, seja hotel, agência, ou aqueles panfleteiros que ficam na praço, no centro de Arequipa, disputando os turistas.

“Será que sobram uns 20 mil por Van, por mês?”

Não deve ser negócio ruim, o dono da Van que nos levou tinha outras duas rodando. Mas o que fazer para ganhar dinheiro rápido, de preferência, e, com certeza, honesto? Eu preciso me mudar para o Peru?

Dica

Está virando “febre” ganhar dinheiro em cidades pequenas e turísticas alugando quadriciclos para passeio. Recentemente fui a Tiradentes/MG e encontrei um engenheiro que largou tudo em BH e abriu um negócio desse tipo na cidade (ele está muito contente).

 

Você já tem sua ideia de como ganhar dinheiro?

Origem da ideia Oportunidade
Oferecer um serviço que já existe, mas especializar pelo público Melhor fonte! Estou desenvolvendo nesse momento ideia assim. Exemplo genérico: Salões existem por todo lado, mas você lança o salão para a “terceira idade”.
Ser o Intermediário A internet está cheia de produtores de conteúdo e, de outro lado, de potenciais clientes. Comece a escrever sobre determinado assunto, conquiste seguidores e realize vendas unindo as duas pontas.
“Importar” negócio de alguma cidade que visitou Franquias, lojas, serviços que você conhece durante viagens: quem nunca entrou em uma loja fantástica, mas em outra cidade?
Pesquisar listas online de Startups Não se engane, várias grandes empresas não foram pioneiras. Há listas de startup, veja o que fazem e estude se você pode oferecer melhor.
Alguém (ou você) teve que buscar algo de longe? Torne-se representante. Representante de moda, etc.
Agregar valor a um produto existente Meu amigo abriu distribuidora de biscoitos e, além do que tudo que os concorrentes faziam, incluiu promoções no PDV.
Capital + Conveniência Vending machines (máquinas em que colocamos moedas ou dinheiro e sai refrigerante, brinquedo, etc.)
Oportunidade detectada em emprego anterior Meu amigo trabalhava com turbinas (de caminhões) nacionais. Saiu, importa da China e tornou-se maior que antigo patrão.
Frustração como consumidor Oferecer solução melhor e conquistar outros insatisfeitos.
Importar serviço ou produto do exterior. Hotmart trouxe para o Brasil o modelo do Clickbank. Méliuz e vários outros negócios de sucesso são transposição para o Brasil de ideias importadas.
Consultoria Qualquer que seja a sua área ou afinidade, mesmo que seja um hobby, você pode hoje iniciar começar a ganhar dinhero em casa, e trabalhar pela internet conquistando clientes.

 

Como ganhar dinheiro com a sua ideia?

Não, você não precisa se mudar para outro país, apenas acender o detector de oportunidades de negócio aí, na sua cidade.

E se você achou essa ideia (da Van de turismo) boa, aguarde, pois abaixo eu vou comparar essa com uma outra, de 2 irlandeses que, em vez de adquirir uma Van, abriram um site para conectar turistas e “perueiros” (desculpem o trocadilho!). Em 3 anos, transportaram 52 mil passageiros, é mole?

Fica comigo, leia o artigo até o final e, para completar, inscreva-se na Web-Aula gratuita em que eu ensino, passo a passo:
Como diferenciar fraudes de oportunidades sérias de negócios
Como avaliar negócios que exigem capital (com exemplos)
Como avaliar negócios que envolvem o trabalho (com exemplos)
Como testar se uma ideia é boa, ou apenas tem aparência de boa
Como desenvolver um plano de negócios (primário ou renda extra) que seja o ideal para você
Resultados de nossa pesquisa sobre ideias de negócio com futuro (em que centenas de pessoas participaram)

Atenção:
Aula temporariamente indisponível. Cadastre-se em nosso site para ser informado quando estiver novamente no ar.

O que as ideias lucrativas têm em comum? Veja como ganhar dinheiro:

1. Explore um público para o qual dinheiro não é o principal

Dinheiro é importante para todo mundo, é claro. Mas em alguns momentos da vida, ele passa a segundo plano. Seja por uma necessidade (e aí não é ético explorar a situação, como vender galão de água pelo triplo do preço após o desastre da barragem da Samarco), seja por uma vontade de tornar aquele momento especial, custe o que custar.

Exemplos de situações em que qualquer pessoa valoriza a experiência do momento, mesmo pagando mais caro por isso:

  • Turistas
  • Festa de casamento
  • Festa de formatura
  • Enxoval e tudo ligado ao nascimento de um bebê

Explorando um público assim, você vai ganhar dinheiro na crise, no verão, no inverno ou no carnaval. Não importa: o momento é único, a oportunidade daquela pessoa é agora (e a sua também, claro!).

bons momentos

Existem também algumas situações em que a pessoa tem uma necessidade urgente, mas o serviço é considerado ético, principalmente se bem prestado e com o preço razoavelmente dentro dos praticados pelo mercado: reparos domésticos, de eletrodomésticos e de veículos.

Nesse caso, o que vai pesar a favor ou contra é a concorrência: há quantas oficinas em seu bairro? Você tem uma proposta única para os clientes? Se não, melhor não abrir uma.

2. Tenha uma Proposta Única de Valor

Escute bem isso e guarde: a mente das pessoas está completamente lotada de informações.

Então, você e seu negócio nunca serão lembrados pelo seu público, se você não for capaz de deixar bem claro para ele qual a sua proposta única de valor, em outras palavras, aquilo que só você tem.

  • “Temos o melhor serviço” – Desculpe, é muito vago.
  • “Temos a maior variedade” – É melhor ser verdade e importante para seu público. Se for blá, blá, blá, respondido da boca para fora, você não vai marcar território.

Seja específico, seja único:

“O único Salão de Beleza da cidade voltado para o público da terceira idade”.

Pronto, agora você conseguiu. Não sei se você terá público e se o público estará interessado nisso (veja os próximos tópicos). Mas, se essas premissas estiverem preenchidas, você já tem como ganhar dinheiro rápido: marcando um lugar na mente desse público específico.

3. Solucione um problema real (ou imaginário)

Você decide faturar trabalhando com aquilo que ama, mas a pergunta é: “o que você ama” soluciona um problema, uma necessidade ou uma dor do mercado?

Você resolve se dedicar, trabalhar árduo. Você decide pensar grande e positivo.

Nada disso terá valor se você não resolver atender a necessidade do mercado.

Steve Jobs não vendeu milhões de computadores de iphones porque aquele era seu sonho, ou porque se esforçou, ou porque os produtos eram legais e cheios de ferramentas. Nada disso teria valor se os produtos não atendessem uma necessidade do mercado.

“Mas eu preciso de uma ideia inovadora, genial?”

Está cada vez mais claro para mim que não. Você pode até mesmo copiar uma ideia que dá certo em outro local e reproduzi-la em sua cidade. Você quer ganhar dinheiro, lembra-se? Você não quer um troféu, medalha ou aparecer na televisão.

Lendo os resultados de uma pesquisa com cerca de mil e quinhentos empreendedores ao redor do mundo, que partiram de ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento (abaixo de mil dólares) e que hoje faturam acima de 50 mil dólares anuais (a maioria como renda extra, na internet, ou não), ficou claro para mim que você não precisa de uma ideia inovadora, você precisa de uma ideia adequada e de muito suor.

Como saber se minha ideia preenche uma necessidade do mercado? Pesquisando, oras (de preferência, de graça).

Assista à vídeo-aula gratuita que preparei sobre “Como ganhar dinheiro”, em que falarei um pouco mais sobre essa pesquisa que mencionei, como foi realizada, quais os resultados obtidos e como algumas dessas pessoas realizaram pesquisas de mercado, simplesmente usando o Facebook ou colocando a tecnologia das “pernas” e da “cara de pau” para funcionar.

4. Invista em algo Escalável

Veja bem, tem gente que quer ideias para ganhar dinheiro com artesanato, com doces, ou com comida. Ou então, se é uma pessoa mais nova, talvez você queira ganhar dinheiro digitando, trabalhando em casa, de alguma forma.

Não há nenhum problema nisso, são trabalhos muito valorosos e requisitados.

Porém, há pelo menos dois limites:

  • Se você não pode pessoalmente executar o trabalho, não fatura;
  • Se você já trabalha o dia inteiro, então não há como faturar mais.

É que se você gasta o dia inteiro para produzir uma peça de artesanato que vale 50 reais, então seu limite mensal de renda é de 20 (dias úteis) x 50 = 1000. É esse o seu teto, acabou.

O mesmo acontece se você digita, traduz, redige: multiplique o número de palavras digitadas por dia pelo preço pago por palavra e você tem o seu teto.

Por outro lado, se você busca uma fonte de renda extra e lucro escalável (multiplicável), a primeira coisa a fazer é desconectá-la do seu trabalho pessoal: por isso tanta gente tem procurado como ganhar dinheiro na internet.

No início deste artigo eu falei sobre turismo no Peru.

peru hop

No fim de 2013, na mesma época em que visitei aquele país, dois irlandeses tiveram a simples ideia (poderia ter sido eu, ou você!) de oferecer algo único aos milhões de turistas que chegam àquele país anualmente:

  • Passeios aos destinos turísticos menos conhecidos (Alô! Você pode fazer isso na sua terra!)
  • Como perceberam que os turistas costumam não ficar em apenas uma cidade, mas rodar boa parte do país e tinham que toda hora ficar montando itinerários e se adequando às condições e ao transporte locais, resolveram criar um “passe”, que dá direito a rodar por um roteiro (pré-estabelecido), no tempo que o turista desejasse (difícil explicar em apenas uma frase. Leia mais aqui, usando o tradutor do Google).

O mais interessante é que o negócio desses 2 caras é escalável! Eles fizeram parceria com prestadores de serviço locais e o trabalho deles é justamente conectar os turistas a esses prestadores locais e os prestadores entre si. Ou seja, somente adicionaram eficiência ao sistema.

O negócio é um sucesso. Em 3 anos, já transportaram mais de 52 mil passageiros. Se você adquirisse uma Van (apesar de também ser um bom negócio, como vimos acima), não conseguiria isso. Eles optaram pela escala e o melhor, o negócio gira sozinho, sem a necessidade de eles estarem presentes.

5. Alie ganhar dinheiro a um sonho

Veja bem, não necessariamente você tem que ganhar dinheiro trabalhando com algo que você gosta. Mas, se você gostar do que faz, então você aumenta a probabilidade de o negócio dar certo.

Todo negócio, ao menos no início, exige muito tempo e dedicação.

Exige tanto tempo e dedicação que, a menos que você entre de cabeça no negócio e trabalhe em estado de flow (na Web-Aula gratuita eu comento a importância do flow), a tendência é que você desista antes mesmo de a sua sacada poder evoluir e dar certo (maturar).

Assim, quando digo que é bom aliar o negócio a um sonho, não estou preocupado com você e seus desejos e mimos, mas, principalmente, na proteção da sua ideia.

6. Explore um novo mercado

Até aqui, você já aprendeu que pode ganhar dinheiro atendendo a um público específico ou solucionando um problema antigo das pessoas.

Mas que tal solucionar um problema novo?

Foi lançado um novo celular e as pessoas não sabem usar? Há uma nova tecnologia para ser usada na construção civil e os profissionais da área ainda não aplicam?

Seja o portador da boa nova e seja recompensado por isso.

Além disso, todo o mercado de trabalho está mudando. Nos próximos anos serão muito mais necessários designers, programadores, editores de vídeo, por um lado, e de outro, biomédicos, engenheiros na área de energias renováveis.

Enfim, gente envolvida com a linguagem das máquinas e a tecnologia de ponta. Como empreendedor, ou mesmo como empregado, é fundamental estar antenado.

No caso de você procurar um emprego, sugerimos esse aplicativo grátis sensacional para fazer um currículo.

7. Coloque seu dinheiro para trabalhar

Por último, mas não menos importante, uma vez que você começa a ganhar dinheiro e ele começa a sobrar (espero que sim, pois você deveria viver dentro de suas possibilidades, é hora de colocar o dinheiro para se multiplicar.

Sim, o dinheiro se multiplica sozinho.

Bom, sozinho não, mas basta você dar uma ajudinha, principalmente por estarmos no Brasil, o país com as maiores taxas de juros do mundo. Existem vários veículos de investimento destinados a gerar patrimônio e riqueza no longo prazo. Como o assunto é muito extenso, se você estiver interessado, sugiro que faça esse curso grátis intensivo de 10 dias, em que você aprenderá tudo que precisa saber sobre como investir seu dinheiro.

 

Mais sobre os assuntos:

author-photo

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.