melhores investimentos 2017

Conheça os 2 melhores investimentos para 2017

Uma dúvida que assola as pessoas no início de 2017 é: em quê investir no ano que se inicia?

Hoje eu vou apresentar os dois melhores investimentos que você pode realizar em 2017, embora possa não ser o que conselho que você deseja, é o que você precisa.

Qual o melhor investimento de 2016, o ano que passou?

Segundo o noticiário, a Bolsa foi o melhor investimento de 2016, rendendo 41%. O problema é que esse tipo de informação diz muito pouco e induz os leigos a erros.
Veja os principais pontos que devem ser observados:

  • A tabela acima mostra os ativos consolidados por classe. O IFIX é o índice dos fundos imobiliários, o Ibovespa, o índice de ações. Dentro desses índices (ou mesmo dentre ativos listados mas que não compõem o índice) há ações e fundos imobiliários que renderam muito menos ou muito mais que essa “média do mercado”.
  • A renda fixa se destacou também. Tivemos o IMA-B rendendo acima dos 30% e o Tesouro Ipca 2035 (NTN-B Principal) rendendo 50,94% no ano. Parabéns aos alunos do nosso curso de Tesouro!
  • A Bolsa de Valores é um excelente investimento no longo prazo. Jamais entre na Bolsa em 2017 imaginando que realizará um lucro fabuloso e em 2018 alocará todo o dinheiro no “novo melhor investimento” do ano. A Bolsa rendeu cerca de 40% em 2016 principalmente devido à base comparativa baixa de 2015, conforme evolução do índice que pode ser vista na tabela acima.
  • O dólar caiu, óbvio. Após se valorizar estupendamente por dois anos seguidos. Jamais imagine que um ativo se valorizará para sempre.
  • Preste atenção, o IFIX é um índice “cheio”, ou seja, as distribuições dos fundos imobiliários estão computadas no resultado do índice.

tesouro ipca 2035

Principais lições tiradas dos melhores investimentos do ano anterior

  • Pratique a Diversificação, ou seja, realize diferentes tipos de investimentos. Em um ano, determinados ativos serão os mais beneficiados. Em outro ano, outros ativos. Na média, você reduzirá seu risco (a variância dos resultados) e possuirá ótima rentabilidade.
  • O uso da Alocação Tática de Ativos, o método especial da Alocação de Ativos que nós utilizamos, pode elevar seus rendimentos. Como realizar isso? Simples: dentro de cada classe de ativos, procure detectar quais possuem, conforme o cenário macro e microeconômico, as melhores perspectivas para o ano que se inicia. No caso, para 2017.

Faça Cópia da Planilha
Atenção: Não faça o download da planilha ou ela perderá suas funcionalidades. Apenas copie para seu Google Drive.

O melhor investimento para 2017 é…

Os votos de muita paz e tranquilidade se limitam sempre à noite da virada. No dia seguinte, os conflitos retornam e 2017 já nasce com várias incertezas, sendo as principais: a posse de Donald Trump, o arrefecimento econômico mundial e a instabilidade política interna, que parece nunca chegar ao fim.

Do lado positivo, a PEC dos gastos foi aprovada, o que aumenta as chances da PEC da Previdência. Em conjunto, essas PECs podem mudar o cenário econômico brasileiro para os próximos anos.

O otimismo, porém, é comedido, já que apesar de essas medidas possibilitarem um corte de juros, vemos ainda bem fraca a retomada do crescimento econômico.

A surpresa do ano pode ser o mercado imobiliário, cujos preços pararam de cair e sinalizam que o fundo do poço já passou.

A nova versão de nossa Planilha do Momento Exato do módulo I, que será compartilhada com os alunos ainda nessa semana terá a funcionalidade de enviar um email automático ao aluno no momento em que o mercado estiver ideal para compras. Para que o aluno possa “acionar o gatilho”.

Mas, na verdade, os dois melhores investimentos para 2017, com certeza, serão:

  1. Invista em você mesmo, em educação e capacitação. Seu cérebro é seu maior ativo. O grau de exigência dos profissionais nunca foi tão grande e tende a ser brutalmente maior nas próximas décadas. O risco, hoje, de um profissional se tornar ultrapassado e uma “carta fora do baralho” é enorme. Veja bem, seu concorrente não é mais apenas um humano que possa fazer seu trabalho, mas também a máquina que trabalhe sozinha ou conjugada com um humano que a opere com eficiência muito maior que a sua.
  2. Invista pesado em sua previdência particular. O tempo das ilusões acabou. Não existirá mais aposentadoria e muito provavelmente você ainda não se preparou para isso. É urgente que você tome medidas drásticas agora e comece a poupar 50% a mais do que poupava até o ano passado, ainda que você esteja ganhando menos hoje e ainda que todos os preços tenham se elevado cerca de 10%. A decisão de alocar entre esse ou aquele outro ativo é importantíssima, mas secundária nesse momento.

As pessoas não estão atentas para a urgência do planejamento previdenciário pessoal. Esse é o ponto crítico para 2017. Segundo artigo da Folha de São Paulo, apenas 4% dos brasileiros poupam para a velhice.

Ciclo Gratuito de Aulas sobre Aposentadoria

Estou elaborando um Ciclo de Aulas Gratuitas sobre “Como Salvar sua Aposentadoria”. Serão ao menos 3 aulas e bastante material, como planilhas mágicas do Google Spreadsheets.

Nos próximos dias deverei compartilhar com os inscritos as primeiras aulas.

Se você tem algum apreço com seu próprio eu no futuro, não se esqueça de se cadastrar para receber o material e os vídeos. Para isso, use o botão abaixo:

Ciclo Grátis de Aulas: Como Salvar sua Aposentadoria

Mais sobre os assuntos:

author-photo
Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.