taxa selic hoje

Taxa Selic Hoje. Guia Completo com tabela mensal dos juros

A Taxa Selic, chamada de taxa básica de juros, é um dos indicadores econômicos mais importantes do mercado financeiro, pois é a taxa que serve de referência para toda a economia.

  • Taxa Selic hoje
  • 7,00%
  • Base: Taxa Selic Anual em 17/12/2017
  • Meta Selic: .
  • Selic mensal: .% (mensalizada)
  • Ganhe mais que a Selic!
  • Se você quiser adicionar uma tabela de indicadores econômicos atualizados em seu site, veja as instruções na barra lateral direita.

Taxa Selic atual e nossas vidas

Exemplos de aplicação da Selic:

  • Correção das restituições de imposto de renda e outros tributos pela Receita Federal;
  • Referência de custo de oportunidade na análise de viabilidade de investimentos;
  • Benchmark de aplicações financeiras;
  • É referência para a taxa DI e, portanto, para a rentabilidade de CDB pós-fixados, fundos de investimento e toda a renda fixa, em geral;
  • Instrumento de política monetária para conter a inflação ou para incentivar a atividade econômica;
  • Influencia o custo de captação dos bancos e, portanto, a taxa de juros que cobrarão por empréstimos;
  • Influencia a cotação do dólar, o nível de investimentos estrangeiros no país, etc.
Veja no final deste artigo como é possível obter consistentemente mais que a Selic em seus investimentos.

ferramentas

Conceito da Taxa Selic

A cada 45 dias (8 vezes ao ano), o Comitê de Política Monetária – Copom – estabelece a meta da taxa de juros Selic para o período subsequente, até a próxima reunião, além de sinalizar o viés em sua Ata.

Essa meta é o parâmetro direto usado pelos bancos para a determinação do custo do dinheiro nas operações interbancárias de um dia (overnight) lastreadas em títulos públicos. Assim, nessas operações cujos ativos subjacentes são títulos públicos, a cada dia apura-se uma pequena taxa de juros que, anualizada (para 252 dias úteis), equivale a uma determinada Taxa Selic anual.

A Ata do Copom, além de relatar o cenário de evolução recente da economia, apresenta um cenário prospectivo e de implementação da política monetária, os quais são referência para a precificação, pelo mercado, dos juros futuros.

A sigla SELIC, em si, designa o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema sobre o qual as instituições financeiras realizam, em tempo real, tais transações. No fim do dia, a média das taxas praticadas é calculada e o valor da Taxa de juros Selic diária é publicada.

Não confunda a Meta Selic com a Taxa Selic realizada!

Uma grande confusão que as pessoas fazem é achar que a Taxa Selic é aquela divulgada pelo Copom. Assim, creem que suas aplicações em Tesouro Selic (LFT) ou que suas restituições de Imposto de Renda renderão, mensalmente, o valor equivalente mensal da Taxa Selic divulgada pelo Copom.

Não confunda! Aquela é a meta, mas a Taxa Selic Mensal que se efetivou é aquela divulgada nas tabelas do site da Receita Federal. Lá você encontra a Selic Acumulada no curso de cada mês e é essa que você deverá utilizar para suas atualizações de valores ou como referência para rentabilidade de títulos públicos atrelados a esse índice.

Essa taxa será um pouco acima ou um pouco abaixo da meta. Veja os valores atuais (de hoje):

Taxa Selic Hoje

taxa selic hoje

Meta Taxa Selic Anual Taxa Selic Hoje (anualizada) Taxa Selic Hoje (mensalizada) Em:
. 7,00% . 17/12/2017

 

Gráfico histórico e tabela de metas da Taxa Selic

.

Tabela Selic: Histórico de 24 meses da Meta

.

Como superar a Taxa Selic em seus investimentos

Agora você sabe quase tudo sobre a taxa Selic. Resta saber como os bancos e os grandes fundos de pensão fazem para obter rentabilidades consistentemente superiores a ela nos títulos públicos que detêm para si. Não é por outro motivo que o gasto com juros e rolagem da dívida pública é estimado em quase duas vezes a taxa Selic (excluídas as amortizações).

Isso ocorre porque o Tesouro Selic é apenas o título mais seguro do Tesouro Direto, mas é, em geral, um dos menos rentáveis (nem sempre, às vezes é o mais rentável, mas na maior parte do tempo, não).

Na verdade, se você conhecer as regras gerais de funcionamento dos títulos públicos, verá que a taxa Selic não é uma expectativa de rentabilidade, mas apenas o mínimo que se deve esperar conseguir.

Conhecer esses “segredos” dos títulos públicos deveria ser educação financeira básica, devido ao potencial de geração de riqueza que proporcionam. Em vez das pessoas se preocuparem com a taxa de juros da poupança, que muitas vezes não cobre a inflação, deveriam se preocupar em obter rentabilidades consistentes e com baixo risco.

Se você quer conhecer melhor os segredos dos títulos públicos, comece baixando esse ebook gratuito que preparamos e comece a ver os seus investimentos com outros olhos.

O que são títulos públicos e porque são tão seguros.
Como escolher o título adequado ao seu objetivo financeiro.
3 segredos que a maioria das pessoas não conhece e as impedem de aumentar sua rentabilidade Tesouro Direto.

Quase lá. 50% completo!

progresso

Informe o email para o qual devemos enviar o material.

email

Nós odiamos spam e manteremos seu email seguro.

×

author-photo

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.