tesouro ipca

Cálculo Passo a Passo do Tesouro Ipca com juros (NTN-B)


O Tesouro Nacional publica em seu site a metodologia de cálculo do valor de mercado de todos os títulos públicos. Dentre eles, o querido Tesouro Ipca com juros (antiga NTN-B).

O problema é que a fórmula não é nada atraente, embora seja simples. Quase todo mundo, só de vê-la, passa ao próximo assunto, pois pensa que levará dias em complexos cálculos, para efetuar um único cálculo.

Uma opção de cálculo da rentabilidade é usar o simulador do Tesouro Direto, porém, às vezes você quer realizar um estudo e não apenas fazer uma simulação. Ou melhor, e o principal: quer entender o cálculo.

Nesse vídeo, o objetivo é ensinar a montar uma planilha de Excel/Libreoffice simples e completa. Para que, com poucos passos você possa criar o seu próprio “simulador do Tesouro Direto”. Inclusive para a venda antecipada:

  1. Nesse caso, você faz uma simulação para a data atual.
  2. Posteriormente, faz uma simulação para uma data futura de provável venda, por exemplo, daqui a 2 anos.
  3. Corrige o VNA pela inflação acumulada no período (por exemplo, 12%).
  4. Considera os cupons recebidos no período (2 por ano, suponhamos, 4 no caso). Lembrando que, para considerar o recebimento dos cupons, deverá usar a função TIR (taxa interna de retorno) do Excel, conforme ensinamos em nosso curso grátis de excel para investidores. O fluxo seria:
    1. uma saída (valor negativo) na compra,
    2. o valor de zero para cada mês sem cupom,
    3. os cupons (2,956% de cada VNA – valor nominal atualizado) nos meses adequados e, por fim,
    4. o valor recebido pela venda.

Conhecimento transforma!

Mas por que fazer tudo isso? Lembre-se: quanto mais direto e menos automático o seu contato com o cálculo de um investimento, mais você entenderá o comportamento desse investimento. Quando você era criança, aprendeu a fazer cálculos manuais para somente depois de adulto, usar calculadoras e planilhas. Imagine se você usasse calculadora no ensino fundamental? Quanto você saberia hoje de matemática? Certamente, nada.

Além disso, você pode ver nos denominadores das frações, o fator de acumulação. Todo cálculo com juros compostos necessita do fator de acumulação. Com o tempo, de tanto usá-lo, você perceberá que não precisará mais de consultar fórmulas para realizar cálculos com juros compostos. Tudo se tornará intuitivo. Acredite!

Nesse ponto, você já deve ter notado a importância de aprender. Mesmo que seja por aprender, pois o aprendizado “treina o cérebro”.

Para investir no Tesouro Direto, você deve, como já dissemos, aprender a caminhar com as próprias pernas. Investimento fácil e automático são poupança, fundos de investimento bancários. Porém, esses estão longe der ser os melhores investimentos do mercado.

Se você quer autonomia, não há escolha. Aprenda!

Só de assistir esse vídeo, se você for uma pessoa atenciosa, já terá captado várias informações importantes para somarem ao seu conhecimento sobre títulos públicos:

O Tesouro Ipca com juros (ntn-b) paga cupons;

As datas em que esses cupons são pagos;

Como são calculados os cupons;

Quando vencem os títulos públicos federais;

Como se calcula o VNA (Valor Nominal Atualizado, pelo IPCA), inclusive, com base em projeções;

Como calcular a cotação da NTN-B, atualmente, Tesouro IPCA com juros;

Até mesmo, como se cria um drop-down no LibreOffice! Que nem era o objetivo do vídeo, mas você aprende, junto com mais algumas funções!

Claro que a maioria das pessoas procura seu gerente, pergunta como investir no Tesouro Nacional (se fizer isso, já é, pelo menos, algum começo), compra qualquer coisa e Deus permita que não lhe ocorra nada de ruim. Mas você é diferenciado, você quer capacitação e esse será o fator que diferenciará sua rentabilidade dos demais. Parabéns!

Baixar planilha!

Clique acima para baixar a planilha que usamos no vídeo. A única funcionalidade que falta é a do cálculo dos dias úteis, que não é de nossa autoria. Todo o resto, nós mesmos elaboramos.

Informe seu email para receber o material!

email

Nós odiamos spam e manteremos seu email seguro.

Mais sobre os assuntos: ,

author-photo

Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.

3 Comentários