cálculo imposto de renda

Tesouro Ipca: O Guia Completo!

Tesouro Direto: Simulador Tesouro Ipca

O que é o Tesouro Ipca (NTN-B Principal)

O Tesouro Ipca, anteriormente denominado NTN-B Principal, é um tipo de título público emitido pelo Tesouro Nacional para financiar as atividades do governo central, contraindo dívida pública. Do ponto de vista do investidor, o Tesouro Ipca é um instrumento de investimento com as seguintes características:

  • A taxa de juros ofertada é “somada” ao IPCA entre a data da liquidação da compra e a da liquidação da venda (ou até o vencimento). Em outras palavras, possui rentabilidade real;
  • É considerado um título de prefixado em termos reais, ou misto, em termos nominais (pois possui uma parcela da remuneração desconhecida, o IPCA);
  • Possui fluxo de pagamento simples (chamado bullet), sem o pagamento de cupons semestrais de juros;
  • Preço determinado pela aplicação da fórmula de desconto comercial sobre o VNA da data;
  • Por não pagar juros, é indicado na fase de acumulação de patrimônio, ao contrário dos que pagam cupons, indicados para a fase de geração de renda.

tesouro ipca

Diferença para o Tesouro Ipca com juros semestrais

Existem diversos títulos públicos, mas existem especificamente dois títulos públicos chamados de Tesouro Ipca+ sendo um com pagamento de cupons juros e outro sem.

O símbolo (+) em ambos os casos significa uma indicação ao leigo de que a remuneração daquele título é dada pelo Ipca + uma taxa de juros determinada no momento da compra. O símbolo (+) não tem relação com o pagamento de juros semestrais.

Os dois tipos de Tesouro Ipca+ são:

Tesouro Ipca+

tesouro ipca sem juros
Fluxo do Tesouro Ipca+

É o título de que trata esse artigo, anteriormente denominado Notas do Tesouro Nacional Principal (NTN-B Principal) possui fluxo simples com uma aplicação e uma retirada. O O Valor Nominal desse título é atualizado diariamente pelo Ipca (antes que o mês se complete, é utilizado um ipca projetado pelo mercado para o mês em questão). E, sobre o VNA é aplicado um fator de cotação (de cálculo bem simples, embora a fórmula assuste muita gente), conforme as taxas de juros praticadas no dia.

Uma maneira simples de você acompanhar a rentabilidade desse título é por meio da calculadora do Tesouro Direto. Por meio desse simulador (que realiza tanto a simulação básica  quanto avançada) disponível no site do Tesouro Nacional, você estima os possíveis ganhos com os títulos públicos (embora haja uma pequena diferença entre o valor simulado e o valor que efetivamente aparece em seu extrato de custódia).

Esse valor do VNA pode ser conferido no site da Anbima. Sendo esse valor mais preciso do que a utilização da calculadora do cidadão, já que a data inicial da correção do VNA ocorreu no meio do mês, não no início. De qualquer forma, a calculadora do cidadão é uma maneira muito útil de se acompanhar a atualização de valores ao longo do tempo, não somente pelo Ipca, mas também por outros índices, como a taxa Selic:

Tesouro Ipca+ Juros Semestrais

Chamado anteriormente simplesmente de NTN-B, esse título paga semestralmente cupons de juros. Para calcular exatamente a cotação diária desse título, acesse o artigo que escrevemos sobre as NTN-B.

Demais títulos públicos

A Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, DPMFi, também é composta por vários outros títulos, conforme o quadro resumo abaixo:

titulos publicos

Note que há uma grande diferença para os títulos da dívida externa brasileira, muitas vezes emitidos em Dólar (Global, A-Bond) ou em Euro (o Euro), que, em geral possuem maturity mínimo de 10 anos (variando até 30) e com contagem de dias na base 30 dias mensais e 360 anuais (afinal, os feriados no exterior são distintos dos brasileiros).

Tesouro Ipca vale a pena?

selic ibovespaNesse artigo sobre Tesouro Direto, traçamos um comparativo entre a rentabilidade histórica do índice Ibovespa e uma aplicação vinculada à Selic (como a LFT e, atualmente, Tesouro Selic) ao longo das últimas décadas.

Ao analisar o histórico das duas formas de investimento, fica claro que o Tesouro Direto é uma maneira segura (com menos volatilidade na rentabilidade) e tão ou mais rentável no longo prazo que a Bolsa de Valores.

Veja bem, isso não quer dizer que a Bolsa de Valores seja um investimento ruim, simplesmente que nela se deve investir nos períodos certos (durante o auge das crises) e em ações muito bem selecionadas. Em outras palavras, que não se trata de um investimento tão simples de se adquirir alta rentabilidade como nos títulos públicos.

Considerando que o patamar de juros pagos pelo Brasil é o maior do mundo e que o Tesouro Ipca é um dos títulos públicos mais rentáveis historicamente (e estruturalmente), consideramos que seja obrigatório que o investidor use-o na formação de sua carteira de títulos públicos.

Além disso, no ebook que você baixa gratuitamente nessa página, você verá que é possível usar esse e outros títulos públicos para alcançar uma rentabilidade muito superior à taxa Selic.

Como investir no Tesouro Ipca

Investir no Tesouro Ipca é muito fácil e você pode fazê-lo sem sair de casa, pois o sistema do Tesouro Direto permite ao investidor realizar aportes (compras) e resgates (venda antecipada) direto de seu computador, de maneira extremamente segura.

O Tesouro Direto oferece funcionalidades que, somadas, nem o banco privado com melhor internet banking possui. Veja como investir no Tesouro Ipca é muito fácil:

  • Compra programada. Você pode agendar apenas uma compra – caso esteja viajando – ou compras periódicas – caso tenha o hábito de separar uma parcela mensal para investir;
  • Reinvestimento automático. No caso do Tesouro Ipca+ não há pagamento periódico de juros, mas no vencimento você pode querer que os valores a serem recebidos sejam investidos, no todo ou em parte (isso mesmo, há até a possibilidade de estipular um percentual de reinvestimento), no mesmo título público ou em outro.
  • Extrato de custódia. Com o extrato de custódia você pode acompanhar diariamente a evolução de sua carteira. Para você ter uma noção melhor de seus investimentos em títulos públicos, indicamos que você aprenda a calcular sua taxa média em cada um deles.

Várias opções de vencimento

Ao contrário do que se pensa, o Tesouro Ipca (NTNB Principal) nem sempre é utilizado para longos prazos de investimento, como para aposentadoria.

Sempre existe uma opção de Tesouro Ipca para curto prazo (inferior a 5 anos), e que é considerado para o cálculo da rentabilidade do índice IMA-B 5, parâmetro para as carteiras de renda fixa.

Esses títulos podem ser perfeitamente usados para objetivos de curto prazo (desde que não se procure por liquidez imediata no curtíssimo prazo), bem como os títulos do Tesouro Ipca de longo prazo (de prazo superior a 5 anos, como o Tesouro Ipca 2035), que compõem o IMA-B 5+ podem ser usados para objetivos de longo prazo.

Venda Antecipada

Uma grande vantagem dos títulos públicos sobre a maioria dos títulos de renda fixa privada (vinculados ou não ao DI) é a possibilidade de resgate antecipado (venda antecipada), sem que seja necessário aguardar o vencimento da aplicação.

Se você investe em um CDB de algum banco (isso é válido também para as LCI, LCA, Debêntures e RDB), não há qualquer garantia de que você possa resgatar seu investimento antes do prazo. Se possível (o que não é comum), geralmente você poderá resgatar somente o principal, perdendo todos os juros do período.

Já o Tesouro Ipca+ pode ser vendido de volta para o Tesouro simplesmente perdendo-se uma ínfima taxa chamada de spread (pequena diferença entre a taxa de compra e a taxa de venda praticada em determinado dia).

As outras taxas incidentes sobre as compras de títulos públicos (taxa de custódia de 0,30%, pela titularidade, provisionada diariamente e cobrada semestralmente, e taxa de administração, variável conforme a corretora, são também muito menores do que as taxas cobradas pelos bancos nos fundos de renda fixa).

Ipca

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é levantado pelo IBGE nas regiões metropolitanas das capitais levando-se em conta uma cesta ponderada com os principais gastos familiares (alimentação, transporte, habitação, saúde, educação, etc.).

Embora muita gente pense que a inflação oficial seja o IGPM, pois esse é índice mais usado nos contratos de aluguel, é o IPCA o índice oficial de inflação, calculado pelo IBGE (o IGPM é levantado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas).

Ebook Grátis

Interessado em investir no Tesouro Direto?

Não deixe de baixar esse >> Ebook Grátis << sobre o assunto.

Mais sobre os assuntos:

author-photo
Eduardinho é Auditor da Receita Federal e educador na área de Finanças Pessoais. Criador do método Carteira Rica de enriquecimento, o autor compartilha suas dicas neste blog e vai ajudar você a transformar o modo como lidar com seus investimentos.

6 Comentários